terça-feira, 15 de setembro de 2009

Circuito do Sol: Atrações e Festas Temáticas

.






Dentre as muitas atrações, as festas temáticas do CIRCUITO DO SOL são um grande diferencial do evento.

Nesta edição, serão destacados a nacionalidade e o regionalismo brasileiros.

A Copa Mundial de Futebol e o Brasil sediando o campeonato em 2014 será um dos focos da festa de abertura, "Meu Brasil Brasileiro", com as cores verde e amarelo prenunciando a tendência que já toma conta do inconsciente popular e prometendo ser um dos maiores fatores para o consumo de balões no país nos próximos cinco anos.



Na festa de encerramento, um dos maiores ícones da abolição da escravatura é exaltado: o mulato Francisco José do Nascimento, o "Chico da Matilde", vulgo "Dragão do Mar".

"Liberdade" era a palavra de ordem naqueles tempos e também o nome da jangada feita de troncos de coqueiros, utilizada por ele para deflagrar a greve no movimento abolicionista que em 1881 fechava o porto de Fortaleza ao embarque e desembarque de escravos, angariando a simpatia da população e culminando com o Ceará sendo o 1º estado brasileiro a abolir a escravidão, daí a famosa alusão ao "Terra da Luz", que também é sugerida por ser um dos lugares com a maior incidência de luz solar do planeta.



Na ocasião da última festa, também ocorre o concurso "Balloon Summer Fashion", motivando o talento e a criatividade dos participantes das aulas, com desfile de trajes utilizando os balões como destaque principal. Por enquanto, é o único evento do gênero no país, e também indica uma nova tendência no mercado de balões internacional.

F O T O S

http://www.balaoecia.com/page8.php?view=thumbnailList&category=35


.

8 comentários:

  1. Está valendo demais a inserção das informações sobre o Circuito do Sol (www.circuitodosol.net), parceira e amiga.
    Em 2010, se programa para marcar presença,OK?
    Agenda logo as datas: 20, 21, 22 e 23 de Setembro.

    bjão

    ResponderExcluir
  2. Mensagem enviada ao GBA:

    Olá Pessoal,
    Tivemos a grata oportunidade de participarmos do Evento Circuito do Sol realizado nos dias: 22 a 24 de setembro em Fortaleza/CE, organizado por Costa Brasil e sua equipe. Destacamos o entusiasmo, empenho e simpatia do Costa Brasil; a alegria contagiante dos participantes nas aulas do Tom Tom com os maravilhosos balões Qualatex; a diversidade dos temas abordados no Circuito, além dos balões, que mantiveram todos os inscritos motivados durante os 3 dias de aulas; a palestra ministrada pelo Dr. Pedro Paulo Penzuti que desenvolveu um trabalho muito importante sobre a reciclagem de balões de látex e dividiu conosco seu conhecimento sobre o assunto.
    Agradecemos: ao Costa Brasil pelo convite, aos seus auxiliares(Laís, Rosangela, Mário, Edison e Baixinho simpático) que tão bem nos receberam e ajudaram, aos participantes do curso e ao Tom Tom pela alegria e qualidade das aulas ministradas.
    Não podemos deixar de destacar a presença de: San Silva, Carmen Rose, Rita Magalhães, André Figueiredo, Cris de André, Sr. Carlos (Bônus) e Sérgio Garcia.
    Até o próximo Circuito do Sol.
    Célia Regina Garcia
    Fly Balão
    Curitiba - PR

    ResponderExcluir
  3. Galera,
    Considerado um êxito, ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de Setembro de 2009 a 3ª edição do Circuito do Sol, um evento marcante que possui características próprias e independentes. Uma delas é a preocupação em tornar a cultura dos balões bastante difundida, sendo acessível também para quem está fora do contexto como profissional da área, onde são realizadas exposições públicas e intensa divulgação e aparição na mídia impressa e eletrônica, como TV, Jornais, Panfletos, Folders, Cartazes e principalmente na Internet. No entanto, o principal foco continua sendo a qualificação, aperfeiçoamento e mudança de visão para quem participa da atividade como peça fundamental, ou seja, o artista, profissional ou empresa que depende do balão, direta ou indiretamente, como material de trabalho e resultado financeiro.

    De novo, como nas edições anteriores, as dificuldades existiram, mas felizmente foram superadas. Sabemos que o principal fator dessas dificuldades é justamente a localização geográfica do evento, pois as regiões Norte e Nordeste são menos favorecidas pela distância dos grandes centros de compra e por causa da falta de acesso à informação e má distribuição do que é essencial ao desenvolvimento profissional satisfatório e é por isso mesmo que tudo acaba se tornando tão gratificante após a sua realização, pois os resultados positivos são percebidos de imediato. Houve a presença de mais de 120 pessoas, entre participantes diretos, indiretos e convidados.

    Foram 03 dias de intensa troca de experiências e entrosamento das pessoas nos diversos cursos, oficinas, palestras, feira e exposição artística, além das incríveis e animadas festas temáticas.

    Com um desfile impressionante e uma disputa de criatividade e originalidade que surpreendeu quem visualizou as verdadeiras obras de arte produzidas pelos próprios alunos, o Balloon Summer Fashion destacou-se mais uma vez, se consolidando como o 1º evento genuinamente nacional desse gênero.

    Foi um verdadeiro show de alto impacto visual e exuberância.

    A palestra do Sr. Pedro Paulo Penzuti, do Laboratório de Produtos Florestais - DF, abordando a sua pesquisa sobre Reciclagem de Balões foi outro ponto alto do evento e merece ser destacada.

    Um dos momentos emocionantes foi a justa homenagem prestada a Linda Bruce e Sra. Solange Rozenberg, personalidades que marcaram sua trajetória na indústria dos balões e estarão sempre na lembrança de todos nós.


    Para que conferiram um pouco do que aconteceu no evento, enviamos algumas fotos em anexos que seguem agora ao GBA.
    Abração,
    Costa Brazil
    (085)9106.3591

    ResponderExcluir
  4. CONTINUAÇÃO DA MENSAGEM ANTERIOR
    ================================

    Mas jamais conseguiríamos realizar tal evento de forma tão magnífica se não tivéssemos o auxílio e apoio de diversos parceiros:


    - Patrocinadores/Apoiadores/Expositores:

    * Art-Latex – RJ; TECBOL – SP; Bonus Infladores – SC; Portal das Festas – CE; Plasteng/Plasbol – SP; Fly Balão – PR; Qualatex – EUA; Hotel Oásis Atlântico Imperial – CE; Praia Mansa Hotel – CE; Banco do Nordeste – CE; Vivação – CE; Mania de Festa – CE; TV Diário – CE; Programa Cléia Petrelli(TV Jangadeiro) – CE; Sr. Pedro Paulo Penzuti - DF; Portal Festas – SP; BLOG e Grupo de Discussão GBA – BR; Blog GBAlmanac – BR; Lindas Festas – CE; Leite Marcas & Patentes –CE; Pousada Victoria/Lusa Brasil – CE; Tim – BR; Arte Bola – CE; Guia de Festas – CE; DJ Jair - CE; Banda Matéria-Prima – CE; Grupo Folclórico Arte Popular – CE; Marcos Cândido Filmagem – CE; Alexandre Fotografias – CE; Abig Som – CE; Allan Som, Toldos e Tablados – CE; Lú Festas – CE; Belchior Decorações – CE; Nubisa Vinhos – CE.


    - Instrutores e palestrantes:

    * Antonio Folguerar(Tom Tom) – SP; Rita Magalhães – RJ; San Silva – SP; Carmen Rôse – CE; Tereza Neuma – CE; Thomas Semrau – CE; André Figueiredo – BA; Costa Brazil – CE; Cláudia Cacau – CE; Danni Morais – CE; Marcelo Freitas – CE; Belchior Ximenes – CE; Francisco Leite – CE.


    - Organização/Staff/Colaboradores:

    * Evidence Eventos: Alaís Abreu, Marli Abreu, Cristina Ximenes e Amanda Nogueira; Staff/Colaboradores: Gleyson Gomes, Mário Costa, Liduína Queirós; Rosângela Queirós; Edison Ukita e Walgledson de Castro.

    Registramos aqui um agradecimento especial ao Luciano Mancuso, que faria parte do grupo de instrutores, mas por questões alheias a sua vontade não esteve conosco, sendo substituído por André Figueiredo.


    Abração,
    Costa Brazil
    (085)9106.3591

    ResponderExcluir
  5. Galera,

    Mais fotos do Circuito do Sol no anexo desta mensagem e em outras posteriores.
    E sem desmerecer nenhum dos nossos grandes colaboradores e parceiros, duas pessoas em particular merecem destaque e citação especial: Tom Tom e Edison Ukita.
    O primeiro é considerado um dos "jurássicos" no mundo dos balões e por onde passa é impossível não notar a sua presença. Dono de um carisma incrível e um humor fora de série, manteve a atenção dos participantes em todos os momentos e decididamente deixou saudades, inclusive em quem nem participou do evento diretamente. Numa entrevista concedida a uma emissora local, foi alvo de elogios da apresentadora, da equipe técnica e é claro, dos telespectadores.
    O segundo é recente como profissional do setor, mas já demonstra uma desenvoltura de mestre, além de uma simplicidade ímpar diante do talento que possui. Não dá para acreditar que ele não tenha participado de nenhum evento de qualificação de maior porte antes do Circuito do Sol (www.circuitodosol.net) , pois a qualidade do trabalho que realiza é fantástica!


    Abração,


    Costa Brazil
    (085)9106.3591
    falecom@costabrazil.com.br

    ResponderExcluir
  6. Para quem esteve no Circuito do Sol (www.circuitodosol.net), notou um artista emergindo com outro tipo de talento: Walgledson de Castro.

    O cara é um compositor de primeira linha e conseguiu criar paródias sensacionais. No mundo dos balões é assim, tem artista de tudo o que é vertente, o que torna o nosso setor mais rico e diferente que qualquer outro.

    Costa Brazil
    (085)9106.3591
    falecom@costabrazil.com.br

    ResponderExcluir
  7. CONVITE

    Para quem perdeu a oportunidade de estar no Circuito do Sol (www.circuitodosol.net ) deste ano, já deixamos o convite para prestigiarem o evento em Setembro de 2010.

    Costa Brazil
    (085)9106.3591
    falecom@costabrazil.com.br

    ResponderExcluir
  8. Confirmando o que o Costa disse,

    somente temos que dar nosso testemunho de que nada ficou a desejar no Circuito do Sol 2009. Grandes nomes aqui aportaram e que com certeza marcaram com carinho nossos corações. Falar de cada um seria um texto longuíssimo recheado de alegrias, de amizades, sinceridade e comicismo pois alguns quadros foram muito engraçados...
    Reforçando, incentivo a todos a prestigiarem o Circuito do Sol 2010 na certeza de que muitas e muitas coisas boas surgiram não só em termos de parcerias, como principalmente a divulgação que que aqui no Norte e Nordeste também se faz coisas maravilhosas, que mesmo por estarmos distantes do "centro" dos negócios no Brasil, dispomos de coragem, determinação, prazer e principalmente de garra para sermos bons profissionais na arte com balões.


    Somente uma coisa que deixo registrado (bem pessoal mesmo): a falta de incentivo por parte dos fornecedores em não nos atender como realmente deveria ser. É uma pena que a visão de empresários é voltada aos centros das regiões sul, sudeste e centro oeste.
    Mas como todo bom brasileiro, nós damos um jeitinho, né?


    Espero poder ver, ano a ano, um maior aglomerado de pessoas que se interessam pela arte com balões, sejam elas profissionais, instrutores, empresários e um maior número de público para que possam também prestigiar IN LOCO a transformação de um amontoado de balões em verdadeiras obras.


    Pessoalmente agradeço a cada convidado/instrutor: Rita, André, Edison, Tom Tom, Belchior, Carmem Rôse, San Silva, Teresa Neuma, Thomas,
    Costa, sem deixar de agradecer ao Sérgio (TECBOL) , Alaís e Núbia. Aos demais participantes meu abraço a todos que por três dias intensos conquistaram meu respeito e admiração como pessoas do bem!

    Abraços Lilian e Dayan
    Arte Bola Efeitos com Balões - CE

    ResponderExcluir