sexta-feira, 7 de agosto de 2009

FAQ: Orçamento Impresso

.

"Gostaria de compartilhar um assunto que creio ser do interesse de todos os decoradores, que são também os administradores de suas empresas. Vcs entregam o orçamento aos seus clientes impresso e detalhando antes de fecha a festa? Ou apenas passam o valor final , e caso o cliente tenha certeza que irá realizar o evento com a sua empresa vc passa o orçamento detalhado a eles??????? Pq eu percebi que parece que qdo eu dou o orçamento detalhado e impresso o retorno é menor. Isso tem me incomodado, e as vezes penso que eu deveria passar só o valor final. E aí? Se quiserem podem me enviar suas sugestões em PVT."
Paty Doce Balão Festas <docebalao@hotmail.com >




Olá, sou Lilian da Arte Bola (Fortaleza-CE) e vendo seu e-mail faço assim: passo o orçamento com o valor geral dando apenas uma noção de onde vou decorar, por exemplo: entrada, mesa dos parabéns, mesas de convidados com centros de mesa por X valor, no dia tal. Já fiz muitos projetos de decoração deixando-os com os clientes que repassaram a outros decoradores e levaram a fama pelas minhas idéias. Agora faço bem genérico. Nada meu é impresso, tenho meus blocos de pedidos impressos com minha logo onde o orçamento é feito a mão.
Espero ter lhe dado uma pequena luz.

Lilian < liliancarmem@ig.com.br >




Nota do GBAlmanac

As demais respostas recebidas serão publicadas abaixo em "Comentários".






3 comentários:

  1. Olá pessoal!

    Realmente é muito complicado detalhar o orçament.

    Faço como a Patrícia: orçamento genérico e se o cliente for firme e mostrar interesse em fechar, aí então conversamos pessoalmente.
    No início levei muitos "calotes" principalmente em relação a convites e lembrancinhas, as pessoas pediam uma idéia e depois que mostrava o que havia pensado, davam uma desculpinha básica e eu ficava a ver navios...,
    Hoje só vendo convites e lembrancinhas quando fecho toda a decoração da festa. Prefiro perder vendas de lembrancinhas e convites a ficar trabalhando de graça para gente cara de pau.

    Bom trabalho a todos.
    Abraços
    TATI psousaribeiro@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos!

    Eu recebo muitos pedidos de orçamento pela internet. No meu caso é diferente, pois meu forte são as mesas.
    Já envio estes dizeres e se a pessoa quiser mais detalhes me escreve.
    Dai tenho um orçamento personalizado, onde descreve DETALHES DO SERVIÇO

    VOU ANEXAR UM EXEMPLO:

    -------------------------------------------
    bonecos de balões Mickey ou Minie 2,20m de altura com cabeça metalizada R$ 115,00
    -------------------------------------------

    1) Só vou fechar festas pessoalmente se a pessoa me garantir que vai ficar com a mesa principal, no mínimo. Explico que antes eu
    podia, porém com a quantidade de festas, não tenho condições..., etc, etc.

    2) Quando vou pessoalmente, já levo contrato e peço cheques. Como diz um amigo dono de buffet. FEsta fechada quer dizer os cheques na mão. Outro dia tive um experiência horrível que depois de passar a tarde toda fazendo o favor de combinar tudo com o buffet e planejando a festa, a dona do salão me contou que eu falava do Pooh, enquando a dona da festa já havia contado que o tema era Sininho! (detalhe: eu não tenho a Sininho!). Já fiz 3 festas para ela, e não tinha pego os cheques. Eu estava em outra cidade,
    isso eram 18:00h e comecei detalhar tudo às 14:00h !
    Voltei para o Banco onde a mãe trabalha, e na frente dos funcionários dela, claro que muito educadamente disse: aqui está o contrato do buffet que fechei para você como amiga, e sempre poderá contar comigo! Segundo lugar, aqui está o meu contrato e preciso do cheque para passar para um fornecedor amanhã cedo.
    Não sei como tive coragem, mas o Bisonho venceu! Ela fechou comigo. Isso é muito desagradável. Pode ser evitado já explicando o ítem 1, mesmo que já seja cliente antiga...

    Espero ter ajudado a todos, e meu muito obrigada pois vocês também tem me ajudado bastante!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijos e muitas festas para vocês!!!

    Patricia
    tutyfestas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Paty,

    Eu antes detalhava tudo o que eu poderia oferecer na forma de texto, com preços unitários, sugestão de quantidades e às vezes fazia um orçamento prévio já visualizando a decoração no cerimonial onde seria a festa, com quantidade de balões, etc. Como era um orçamento completo, ficava BEM caro. Mas eu acreditava que era melhor o meu cliente chegar na loja preparado do que infartar na minha frente.

    Com o tempo, os meus orçamentos cairam nas mãos dos concorrentes que começaram a espalhar que a sonho de criança era careira e que só fazia festas pra ricos.`Pegavam o meu orçamento e faziam pela metade do preço.

    Hoje, só envio o básico por e-mail. Na loja detalhamos um pouco mais, isso é inevitável para que o cliente entenda o que está orçando. Detalhes só fazemos no projeto depois de fechado o contrato (pg). Projeto sem pagar, no way (antes eu fazia).

    Pode ser coincidência mas está melhorando. O contato inter pessoal é indispensável pra verder o peixe. Virtualmente é mais fácil o seu concorrente fechar com outro.

    Bjk,
    Mary
    mariana191276@uol.com.br

    ResponderExcluir