domingo, 2 de agosto de 2009

Reciclagem de Balões





Matéria exibida no JORNAL HOJE - edição do dia 1/8/2009



Balões de festa serão reciclados
Os balões que a criançada adora estourar no final da festa, normalmente vai para o lixo e poluí o meio ambiente. Agora o final da brincadeira mudou. Veja o que é possível fazer com eles.



Nas festas de antigamente as crianças cuidavam dos balões. "Era muito engraçado. Era uma briga pra levar balão pra casa, né? Ninguém estourava, acho que durava, assim, uns três a quatro dias, uma semana...", diz Viviane Viana, administradora de empresas.

Hoje é diferente. A diversão é "espocar". No fim da festa, o destino dos balões estourados é o lixo. Um desperdício porque cada um deles tem 95% de borracha pura.

A novidade é que num laboratório do sistema florestal brasileiro os pesquisadores estão reciclando os balões. Assim, nem parece, mas eles podem virar pisos, tapetes e até solados de sapatos. O processo é simples e barato. Os balões são amassados por essa máquina e formam uma manta grossa “São passadas várias vezes para formar uma manta, depois é adicionado a serragem da madeira”, explica Maria Eliete de Sousa, pesquisadora.

A serragem é outro ingrediente reciclado. Quando tudo está misturado, entram os produtos químicos que dão resistência à manta. Em pouco tempo, a primeira etapa do processo está concluída. A peça é cortada e aquecida a 145 graus durante 15 minutos. “Fica uma placa muito bonita, uma placa de balão, com pigmento próprio...”, mostra Pedro Paulo Penzuti, pesquisador. É essa placa que pode ser usada pela indústria. “Ela não rompe em hipótese alguma”, afirma ele. Em outro equipamento o teste final. Ele simula o desgaste da sola de um sapato. “Resistiu, como pode ver a peça ficou com um pedaço dela ainda sem ser, sem ser desgastado. Tá aprovado”, diz o pesquisador.


E o mais interessante é que com as cores dos balões dá para fazer placas diferentes, matéria prima para a criatividade da indústria.





Em 18 de maio o Blog GBA publicou uma matéria sobre o assunto "Responsabilidade Social" abordando também a reciclagem de balões estourados. (http://gbabaloes.blogspot.com/2009/05/baloes-e-responsabilidade-social.html).


Em São Paulo entrem em contato com:
Associação Reciclázaro
Praça Cornélia, 101 – Lapa
PABX: (11) 3871-5972
E-mail: contato@reciclazaro.org.br




6 comentários:

  1. Galera
    Sensacional a matéria veiculada na TV sobre a reciclagem dos balões. Valeu demais a colaboração da Lia Palka, inserindo como artigo no Blog GBA - www.gbabaloes.blogspot.com e no GBAlmanac - www.gbalmanac.blogspot.com
    Vale a pena conferir!

    Costa Brazil

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria, assim com certeza as fábricas de balões poderão dar um destino certo aos resíduos e balões que eventualmente apresentem defeitos ao invés de jogar eles no lixo.
    Um abraço,

    Guildo Saraiva
    Megabalões & Delivery
    fone- 41-30850409 / 30920288
    Curitiba -Paraná

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,
    Os balões são fábricados com látex natural, atóxicos e são 100% biodegradáveis, ou seja, se decompõem naturalmente no meio-ambiente em um prazo de até 5 anos em média (pouco, se comparado a itens como cordas de nylon = 30 anos, sacolas plásticas = mais de 100 anos e plásticos = cerca de 450 anos).
    Além disso, este processo de decomposição não polui o meio-ambiente nem cauda danos a natureza...

    Obs: As embalagens plásticas também são recicláveis.

    Marcelo Lima
    Marketing
    IBB - Ind. Brasileira de Balões S/A

    ResponderExcluir
  4. olá, entrei em contato com o email que está ai sobra a reciclagem e a pessoa q se chama |Marcos disse que desconhece...o q faço para saber mais?

    ResponderExcluir
  5. Olá. Gostaria de saber se há quem compre os balões para reciclagem (em goiania)

    ResponderExcluir
  6. oi,
    adorei a idéia.
    sou decoradora de saloes de festas em curitiba.
    adoraria fazer esse trabalho aqui em curitiba.
    poderíamos conversar?sou artesã
    mbottoli@yahoo.com.br
    marilza curitiba pr

    ResponderExcluir